segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Sobre a Rio+20 e o Comitê Facilitador

A Rio+20 acontecerá no Rio de Janeiro, na segunda quinzena de Maio de 2012. Trata-se de um processo complexo, do ponto de vista oficial está relacionada à ONU, já no ponto de vista paralelo ("não-oficial") é organizado e puxado pela Sociedade Civil.

Sobre a Rio+20, propriamente dita, é preciso compreender que existem dois processos paralelos para a Rio+20: o “oficial”, no âmbito da ONU, e o da sociedade civil, aos moldes do Fórum Paralelo da Eco92. São processos que se relacionam (há controvérsias), mas distintos.

Em linhas gerais, o processo “oficial” será organizado pela ONU e organismos correlatos (governos, negociadores etc.) e terá participação bastante restrita por parte da sociedade civil. Neste contexto se darão as negociações internacionais. Do marco inicial deste processo até a realização da Rio+20 serão três encontros preparatórios (PrepCom), totalizando oito dias ( ! ) de organização ( ? ). A PrepCom 1 aconteceu no segundo semestre de 2010, em Nova York (3 dias), a PrepCom 2 foi realizada há poucos dias, no início de Janeiro de 2011 (3 dias) e a PrepCom 3 será realizada nos dois dias anteriores ao evento. Absolutamente insuficiente a quantidade de dias de trabalho. Os negociadores brasileiros tencionaram (durante a PrepCom 1) a expansão destes dias, mas não houve sucesso. Espera-se que outros processos de conferências ONU (COPs, MOPs, Conf. Clima etc.) convirjam e complemente a organização da Rio+20.

A que serve este Blog?

Com esta pergunta quero iniciar as atividades deste ciberespaço: A que serve este Blog?

De modo geral, trata-se de um Blog com a intenção de agregar e convergir informações sobre a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Além de textos, documentos e imagens, pretende-se publicar aqui reflexões a respeito dos rumos, demandas e oportunidades que este processo-evento traz consigo.

A Rio+20 é um evento de caráter internacional e produto de uma série de articulações e processos iniciados na Eco92. De modo que um conjunto bastante diverso de atores e interesses está colocado em jogo (e em disputa). A intenção central deste espaço é o de provocar a participação, em especial de jovens, neste contexto, pautada por uma proposta política diferenciada, uma nova política (que será objeto de futuras reflexões).

Um tiro n'água? Uma bola dentro?
Tanto faz...